segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

POPULARIDADE INTRANSFERÍVEL

A pesquisa Data Folha divulgada nesta segunda-feira, com José Serra isolado numa liderança parecida com a de Lula antes das eleições de 2002, mostra que a popularidade única alcançada por nosso Pequeno Timoneiro não transfere votos para sua escolhida ( ou seus escolhidos até lá ). Tanto Dilma ( se a escolha for caseira ) como Ciro Gomes ( se a escolha for conveniente ) não são páreo para o governador paulista. Nem mesmo Aécio pode fazer frente, até o momento, à liderança de Serra ( o próprio Aécio coloca a liderança nas pesquisas como determinante para a escolha do candidato tucano ).

Com a recente divulgação de pesquisa do mesmo instituto atribuindo a Lula um grau de aprovação fantástico ( sem ser surpreendente ) o resultado da pesquisa eleitoral poderia provocar nos incautos a dúvida sobre a relação entre ambas. Isso é um tremendo equívoco, pois a popularidade de Lula não contamina seu governo como um todo. Aprovar Lula não é o mesmo que aprovar o Governo Lula ou o PT. Detentor de um carisma ímpar, Lula não precisa demonstrar capacidade de governar ( que não tem ), nem mesmo qualidade nas escolhas para nomeações. O Presidente tem o dom de conquistar as platéias, principalmente os excluídos, a massa eleitoral que não lê jornal nem tem o menor conhecimento da crise ou dos escândalos ocorridos nos últimos 6 anos.

É justamente aí que a coisa complica. Esse público não transfere afeição nem admiração. Para eles, Lula é Lula, Dilma não é ninguém. Não querem saber quem é a mãe do PAC, te porque nem imaginam o que é o PAC. Se Dilma fosse a mãe do Bolsa-Família ainda teria uma chance, mas de um programa cheio de buracos e propaganda enganosa, fica difícil votar na ministra preferida de Lula. O problema de líderes como nosso presidente, é que seu carisma é pessoal e intransferível. Seus auxiliares não empolgam, até porque Lula não escolhe líderes, muito menos gente capaz de empolgar, seja pela competência ou pelo dom de se comunicar. Ciro Gomes foi um exemplo de liderança que se submeteu à imagem de Lula. Enquanto ministro, Ciro ficou fora dos holofotes por 4 anos. Como Deputado vem tentando voltar à mídia, mas quando isso ocorre é para defender o carinho devotado por seu irmão à sua esposa e sua sogra.

Quanto às outras opções petistas, o próprio partido sabe que não tem condições de roncar grosso. Tarso Genro vem destruindo sua própria biografia desde que assumiu a pasta da justiça. Patrus Ananias não deslancha nem em Minas Gerais. José Dirceu e Palocci trabalham nas sombras e preferem continuar a ser eminências pardas, enquanto Marta e Mercadante são sinônimos de fracasso. Na base aliada, os nomes que aparecem no PMDB servem muito mais para valorizar o passe do partido ( se é que o PMDB ainda é um partido ), que na hora H vai apoiar quem der mais.

Pelo menos por enquanto, Serra só tem um adversário, o PSDB. Seu partido sempre sofreu por ter caciques demais, sucumbindo à vaidade de seus líderes. Não seria espantoso que Lula e Serra se aproximassem, realizando o que hoje parece impossível, reunindo dois partidos semelhantes, com bons nomes e boas propostas. Essa reunião seria imbatível, mesmo sem o apoio fisiológico do PMDB. Mas os dois também tem um defeito que os torna mais semelhantes ainda e que é o verdadeiro obstáculo à sua realização: a vaidade de suas lideranças. Seriam candidatos demais para poucos cargos.

2 comentários:

O Mascate disse...

Roberto, espere para ver, a Dilma é o boi de piranha do Batráquio Boquirroto, ele está inflando o ego da terrorista mas na verdade está à espera de alguma manobra no congresso que mude a constituição e dê a ele mais uma reeleição ou uma prorrogação de mandato por mais dois anos, essa é a idéia que já se ventila por lá.
Outro ponto é o Serra, se a PTralhada começar a colocar nas costas do governador a acusação de que ele irá privatizar a Petrobras, ele não se elege, como aconteceu com o Picolé de Chuchu.
Não entendo o povo Brasileiro, falou em privatizar alguma empresa começa um movimento de indignação sem fim, mas o povo só consegue se indignar com privatizações, roubos, falcatruas, diinheiro em cuecas e mensalões, não?
Bem esse é o Brasil.

Muito bom voltar a seu Blog e ver que tem postagem nova, sua articulação e inteligência fazem falta na Blogsfera.
Abçs

Política & Conversa disse...

Obrigado Mascate.
Um abraço.